top of page
VP.png

Relatório de Impacto de Trânsito: Os efeitos desse estudo no meu estabelecimento


Cruzamento representando baixo trânsito

O Relatório de Impacto de Trânsito consiste em um estudo cujo objetivo é projetar os efeitos da instalação de determinado empreendimento ao trânsito local, levando-se em conta a intensificação do fluxo de pessoas detectado na região. É compreensível que, ao passo que uma obra se inicia, o bairro em seu entorno não se molde para atender às suas necessidades, porém, equivocam-se aqueles que desconsideram os impactos daquela construção no bem-estar coletivo.


Isto porque, conforme profissionais da área da construção civil são designados a um local para edificarem um estabelecimento de grande porte, a mobilidade urbana é prejudicada, uma vez que passam a se locomover através de vias que, em um momento anterior, apresentavam maior fluidez. Fato é que, atualmente, as condições que envolvem a abertura de uma empresa são propícias, reflexo da redução de burocracia assegurada pela Lei da Liberdade Econômica.


Deste modo, presenciamos o registro de novas 1,3 milhão de empresas no primeiro quadrimestre de 2023, o que se justifica com a incessante busca dos brasileiros pela estabilidade financeira, liberdade criativa e flexibilidade de horários. Em razão do recuo da pandemia, a economia reaqueceu-se e, assim, as pessoas sentiram-se mais confortáveis para investirem em seus sonhos profissionais.


Só que, considerando o boom na procura por pontos comerciais, o debate sobre aspecto urbano das metrópoles veio à tona, haja vista o expressivo adensamento populacional provocado pela abertura de um grande estabelecimento e suas consequências no sistema viário.


Assim, a elaboração do Relatório de Impacto de Trânsito representa o meio pelo qual a qualidade de vida da população local será garantida durante a construção de um novo empreendimento, compreendendo medidas mitigatórias e compensatórias que proporcionarão dinamismo nos percursos realizados pela região.


Quais tópicos o Relatório de Impacto de Trânsito deve apresentar?


O documento em questão atua para respaldar o Estudo de Impacto de Vizinhança, que aborda de forma mais abrangente os impactos sociais e ambientais relacionados à abertura de um empreendimento. Sendo assim, após ter sido solicitado pela prefeitura, o Relatório de Impacto de Trânsito deve se atentar a cinco itens, que, quando preenchidos, se complementam e servem ao interesse coletivo da sociedade. Conheça-os abaixo:

  • Informações Gerais: É realizado um diagnóstico com base na atual situação que envolve a obra, pautando-se pelas razões que demandaram a elaboração do documento, tais quais os dados gerais da construção e a estrutura adotada no estudo.

  • Resumo da situação atual: Atentam-se à localidade que receberá o futuro empreendimento, estabelecendo as áreas de Influência Direta e Indireta, e projetando os desdobramentos da obra. Além disso, trarão enfoque às características urbanas, viárias e da mobilidade urbana em geral, englobando a contagem de veículos dentro do raio de influência identificado.

  • Estimativa da atração de viagens: Projeta-se a quantidade de viagens a serem produzidas pelo futuro empreendimento, baseada em uma análise mais densa em relação à construção, e levando-se em conta parâmetros apresentados em obras similares.

  • Identificação dos Impactos no Trânsito: Consiste na constatação dos efeitos que, futuramente, o empreendimento provocará à região, de forma que os dados coletados nas etapas anteriores atuem como indicadores.

  • Medidas mitigatórias propostas: Representam providências que, fundamentadas por possíveis impactos ocasionados pela obra, possuem a finalidade de amenizar sua interferência na mobilidade urbana, visando um tráfego descomplicado.

Quem solicita esse documento e quem pode elaborá-lo?


Tendo em vista que a implantação de um empreendimento de grande porte em determinado bairro acarreta consequências ao bem-estar da população local, é compreensível que o poder público reúna esforços para minimizar seus efeitos negativos. Por isso, o Relatório de Impacto de Vizinhança é solicitado pela prefeitura, a fim de que os impactos urbanos relacionados à construção não produzam dificuldades nos deslocamentos diários.

A elaboração do estudo, porém, estará sob a responsabilidade de um engenheiro ou um arquiteto, representando profissionais aptos a lidarem com demandas dessa área. A VP Engenharia e Arquitetura é referência na prestação deste serviço, garantindo a entrega de um documento alinhado às exigências do poder público, possibilitando que sua obra obtenha a licença necessária, e oferecendo a melhor experiência possível ao cliente.


Trânsito alto em vias públicas

Quem é impactado pelo meu estabelecimento?


À medida que a conclusão da construção se avizinha, é possível notarmos quais empreendimentos no entorno serão influenciados pela sua implantação. Supondo que o estabelecimento gera centenas de empregos, tornando inevitável a mudança de seus colaboradores às redondezas, as instituições de saúde e ensino lidarão com uma maior demanda, exigindo que a oferta de seus profissionais seja reforçada.


A oferta imobiliária, que, antes, atendia às necessidades dos habitantes do bairro, torna-se insuficiente, o que gera a construção de novas residências e, consequentemente, fomenta a economia. Por outro lado, o transporte público carecerá de mais investimentos, uma vez que mais ônibus deverão estar disponíveis à população.


A vizinhança, por sua vez, enfrentará uma concentração populacional da qual não está familiarizada, o que gerará mais trânsito, poluição sonora, poluição do ar, maior concorrência para vagas de emprego, e, possivelmente, até danos estruturais em suas residências provocados pela nova construção, reforçando a necessidade de que se resguardem juridicamente através da elaboração de um laudo cautelar de vizinhança.


E quais as vantagens do RIT ao meu negócio?


Recomendando providências que beneficiarão os vizinhos do empreendimento, o Relatório de Impacto de Trânsito é indispensável em cidades que, a cada dia, registram aumento populacional e abertura de novas empresas.

Exemplificando algumas das medidas mitigatórias que, costumeiramente, constam nesse estudo, citamos a modificação no plano de circulação, alargamento das vias, implantação de melhorias na pavimentação, implantação de sinalização horizontal e vertical, e ajuste na programação semafóricas, sendo complementadas por ações operacionais, educativas, de divulgação e de monitoramento.


Desta maneira, o sistema viário local será aprimorado e o estabelecimento implantado colherá os frutos no futuro, a partir da contratação de funcionários que, desfrutando de uma mobilidade urbana ideal, se sentirão motivados. Por consequência, o consumo local será impulsionado, o que contribuirá com o desenvolvimento econômico da região e fomentará a abertura de novos negócios, tornando o bairro uma referência do município e garantindo seu sucesso como empreendedor.


Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!


Comments


bottom of page