Por que a elaboração do EIV gera qualidade de vida em regiões de parques
- Danilo Ibanez Spaziani
- 28 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2023

Em meio à rotina extremamente dinâmica que constitui a realidade dos brasileiros, é compreensível que, em finais de semana, muitos almejem a realização de atividades físicas ao ar livre, tendo em vista os benefícios associados à essa prática. Conforme mais pessoas revelaram-se adeptas de um estilo de vida que privilegia a saúde, os parques passaram a ser mais frequentados, reunindo famílias que, em harmonia, buscam lazer aliado ao contato com a natureza.
Geralmente abertos pela iniciativa pública, ainda assim os parques e praças deparam-se com a solicitação do EIV pela prefeitura, cujo objetivo é propor medidas que, voltadas ao interesse da sociedade, minimizam os impactos urbanos e sociais da obra. Desta maneira, o cidadão será contemplado com uma alternativa valiosa de entretenimento em seus dias de descanso e, em seu cotidiano, não será afetado por consequências negativas que, eventualmente, a inauguração de um empreendimento traz consigo. Quer saber mais sobre a importância do EIV em um contexto de abertura de parques e praças? Siga conosco!
À medida que um estabelecimento instala-se em determinada região, é natural que notemos efeitos de sua abertura. Desde maior oferta de empregos, maior dificuldade no tráfego, até aumento do consumo local e ampliação da demanda por transporte, não há dúvidas quanto à sua influência na área que ocupa. E, tratando-se de um parque, reforça-se essa constatação, uma vez que eles representam um empreendimento de grande porte, que promovem um fluxo expressivo de pessoas de regiões distintas. Embora o público adepto dessas áreas verdes reconheça as vantagens de frequentar um espaço que proporciona saúde física, qualidade no ambiente urbano, saúde mental e sociabilidade, há a possibilidade de que seus vizinhos tenham seu bem-estar comprometido, fruto do congestionamento na região e demanda exacerbada por moradias.
Neste sentido, a elaboração do EIV para parques e praças soluciona todos os transtornos que, após a abertura do estabelecimento, poderiam assolar os moradores locais. A VP Engenharia & Arquitetura encarrega-se desse estudo, contando com profissionais altamente capacitados e habituados a proporem as melhores providências voltadas ao impacto da inauguração do seu empreendimento. Desta maneira, a população que residir das redondezas da área verde obterá grande valorização em seu imóvel, assim como desfrutará de melhorias na infraestrutura local, que, em razão do aumento na quantidade de pessoas que circularão pela região, será percebida através do crescimento na oferta de transporte público, de iluminação e de reparos nas estradas.
Comentarios