top of page
VP.png

Os impactos de um hipermercado na vizinhança local


Não há dúvidas que, em razão do amplo espaço físico que ocupa, um hipermercado exerce influência na região que é inserido. Aderindo a um modelo de negócio que visa combinar características de um supermercado e uma loja de departamento, esses comércios enquadram-se em Polos Geradores de Tráfego, que são empreendimentos de grande porte responsáveis por motivar um elevado fluxo de pessoas em seu entorno.


Tendo sido idealizados em 1963, na França, os hipermercados costumam contar com uma grande oferta de empregos, reflexo da variedade de negócios que ocupam seu interior. Desde loja de roupas, bazar, lojas de materiais de construção, artigos para jardinagem, produtos para o lar, lojas de ferramentas, produtos automobilísticos, loja de móveis, até loja de eletrodomésticos, de equipamentos audiovisuais, de equipamentos informáticos e restaurantes, é inegável a praticidade e a economia de tempo que o consumidor desfruta ao frequentar este estabelecimento.


Tratando-se de um local onde os produtos são, quase sempre, comercializados em varejo, os hipermercados tendem a contemplar uma superfície superior aos 2500 metros quadrados, aproximando-se da dimensão de um shopping, por exemplo. Neste artigo, comentaremos a respeito da interferência urbana e social que um hipermercado acarreta a uma região. Portanto, prossiga!


Em relação à localização, os hipermercados geralmente situam-se em pontos estratégicos, compondo as rotas diárias que o consumidor percorre do trabalho à residência e, assim, possibilitando um acesso mais facilitado. Neste sentido, a escolha por edificá-los em estradas e amplas avenidas se diferem dos supermercados, cuja localização costuma ser em ruas residenciais que, não necessariamente, possuem uma atividade comercial.


Apesar de habitualmente ser construído a uma distância razoável de imóveis residenciais, a solicitação do EIV pela prefeitura é padrão quando se trata destes estabelecimentos. Visando mitigar os impactos sociais e ambientais relacionados ao novo comércio, a VP Engenharia & Arquitetura oferece assessoria personalizada neste sentido, elaborando relatórios amplamente minuciosos que permitem sua licença de funcionamento.


Além disso, os hipermercados promovem o desenvolvimento econômico da região onde estão instalados, uma vez que sua diversidade de atividades comerciais impulsiona a empregabilidade, estimula o consumo local, fortalece a estrutura urbana de seus arredores e, principalmente, incentiva a abertura de novos estabelecimentos, fruto de uma demanda inclinada a consumir naquela área.


Por outro lado, levando-se em conta que o tráfego contínuo na localidade pode provocar congestionamento, o RIT para hipermercados tende a ser exigido pelo poder público, reforçando a necessidade de atuação da nossa empresa, que, desenvolvendo um estudo assertivo, recomendará medidas que reduzirão as consequências da sua obra no sistema viário local.


Comments


bottom of page