O aumento da demanda por transporte público nos entornos de prédios comerciais
- Danilo Ibanez Spaziani
- 14 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Em função do home office, a procura por salas comerciais recuou drasticamente na pandemia. Entretanto, o cenário do último ano deu demonstrações mais animadoras e sinalizou uma retomada das locações, registrando um crescimento de 23,1% em relação a 2021. E, levando-se em conta que os prognósticos para este ano são positivos, as obras no setor imobiliário se disseminaram, a fim de suprir uma demanda extremamente disposta a inaugurar estabelecimentos comerciais.
Embora pequenos comércios e lojas de bairro exerçam importância na área urbana em que estão inseridos, os estabelecimentos de grande porte são mais influentes, visto que impactam no cotidiano do cidadão em diversos aspectos. Neste sentido, podemos observar um aumento do fluxo de pessoas no entorno desses empreendimentos, o que se enquadra na realidade dos prédios comerciais, cuja variedade de negócios que integram seu interior desperta o deslocamento de milhares de pessoas diariamente – reforçando a necessidade de um incremento na oferta do transporte público da região. Quer saber mais sobre aumento da demanda por transporte público nos entornos de prédios comerciais? Continue com a leitura!
Milhões de brasileiros utilizam de transporte público diariamente, a fim de que se locomovam da casa para o trabalho, estudo etc. E, segundo levantamento, os ônibus são o principal meio de deslocamento para 85,7% dos usuários de transporte coletivos, indicando a importância de que a frota à disposição supra uma demanda, que, muitas vezes, é colaboradora ou cliente de um comércio. Em razão da verticalização sem precedentes nas metrópoles brasileiras, a busca por pontos comerciais subiu no último ano, sendo impulsionada pela rentabilidade desse modelo de negócio e pelo aumento de 28% no fluxo de consumidores em lojas físicas. Desta maneira, torna-se de suma importância que a oferta de ônibus na região seja ampliada, uma vez que mais pessoas dependerão desse meio de transporte – reflexo da abertura dos prédios comerciais.
À medida que você decidir por esse investimento imobiliário, certifique-se de realizar uma solicitação do laudo cautelar de vizinhança, com o propósito de constatar que os imóveis vizinhos não possuem danos estruturais antes do início da sua obra. Desta maneira, se porventura um morador das redondezas questionar sobre o surgimento de rachaduras em sua parede na tentativa de atribui-las à sua obra, haverá como provar o contrário. A VP Arquitetura & Engenharia se encarrega desse estudo, assim como da elaboração do EIV em prédios comerciais, cujo objetivo é mitigar os impactos sociais, urbanos e ambientais associados ao empreendimento.
Comments